sábado, 30 de abril de 2011

Aquário: uma visão holística da Água


Água;
Límpida e cristalina;
Incolor e pura;
Insípida e inodora;
Gostosa e cheirosa;
Do céu e da terra;
Chuvas e rios;
Sangue e amor;
Lagos e mares;
Suor e lágrima;
Oceanos úmidos;
Vida.

 Água! Líquido sagrado!
-Por quê?
-Porque é dela que se forma a vida. – afirma o mestre.
-Pera aí! Mas não era do fogo?
-Sim! Do fogo vem a força, o poder, a energia. Da água vem a forma da vida.
-A forma física?
-Não!! – responde o mestre, como se explicasse para uma criança- A forma física vem da terra, mas isso é uma ooooutra história.
-Qual é a forma da vida?
-Início, meio e fim. Nascer, viver e morrer. Isso é vida. O início vem de outra vida semelhante. No meio, às trocas e negociações. Algumas vezes geram-se outras vidas, pois somente da vida é que nasce vida. E depois o fim. - explica o mestre.
- Tá!! E daí!! E a água? – fala o gurí, dando de ombros.
-A água está presente sempre e é através dela que tudo isso acontece. Explico: - então o mestre fica de pé, arregaça as mangas e faz uma pose de professor. Sério, começa uma explanação, gesticulando e por vezes entrelaçando as mãos.

A água é uma das coisas mais simples e mais complexas que existe no planeta e é desse paradoxo que surge toda a sua magia.
É uma das únicas moléculas que se encontra na natureza nas 3 formas físicas: Sólida líquida e gasosa. Ela é dura, mole e volátil. Sobe e desce. Tem trânsito livre.
2/3 da superfície do planeta é tomado pela água assim como 2/3 do corpo humano também é pura água.
A água é que “carrega” o fogo – o mestre parece carregar algo no colo, como se carregasse uma criança -  Ela cuida do fogo!!
Como ele(o fogo) só sabe queimar, ela controla a sua intensidade permitindo que ele esquente mais ou menos, conforme a necessidade. Como o Fogo é meio burro, impulsivo e explosivo... – e o mestre continua divagando do equilíbrio que a água soma ao fogo.
-A Água, quando encontra um obstáculo, ela pensa da seguinte forma: “Obstáculo?! O que é isso? Bem!? Vamos contorná-lo!! – sai escorrendo, feliz bela e faceira; sem raiva nenhuma do obstáculo, que a fez pensar por alguns instantes, até acumular energia suficiente para contornar o problema, e sem se sentir ofendida. Eis a água!" – o mestre continua.
Ela é suave e gentil mas pode se tornar dura e exigente.
Ela limpa e equilibra todas as energias,pois ela ajuda a coordenar o chakra do centro do corpo, o 4º chakara (dos 7 chakras).
No chakra cardíaco, ela coordena a ligação de todo o transito emocional que vem do corpo pra mente ou da mente pro corpo. A ligação que une o duro com o sutil, matéria&anti-matéria, física&metafísica, corpo e mente...
A água das células, a água do sangue, a água dos rios e mais toda a água...
E o mais intrigante: A consciência que cria a água, tem o poder de modificar e transformar a própria água, pergunta lá pro japonês! Imagine você pensar e modificar toda água do próprio corpo. A "inteligência" da água é que cria "tudo" do coração!


Aprenda e utilize toda a sabedoria da água! - conclui o mestre.
 Então começa uma chuva e o mestre desce do banco da praça onde estava exibindo-se de pé tomando banho de chuva e levantando as mãos. O menino, então, acompanha seus passos...

.
Esperança
Amor





Fotos microscópicas da água, sob influência de pensene (pensamento+sentimento+energia)!
Tiradas pelo Japonês Masaru Emoto que fez experimentos científicos sobre a influência dos pensamentos sobre a água.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Energia Ígnea (2a parte)

Fênix

O fogo ascende;
O fogo sobe;
O fogo é quente e seco;
O fogo esquenta e seca;
O fogo cria a luz;
O fogo ilumina;
O fogo queima;
O fogo apaga;
O fogo acende.

No big-bang surgiu a primeira faísca divina.
Tão poderosa e pura, que desencadeou uma reação em cadeia de sucessivas explosões espalhando-se e criando o espaço e o tempo.
As explosões criaram o Universo, as galáxias, as estrelas e tudo mais.
Numa dessas explosões surgiu a Via Láctea, que explodiu novamente e deu origem ao Sol e, também, à todo o sistema solar, e conseqüentemente a nossa linda e mágica morada Mãe Terra, Gáia, “o Planeta Terra”. Desse calor, a Mãe Terra conservou seu núcleo quente e lentamente foi resfriando suas camadas superficiais, dando origem a vulcões, mares, montanhas e toda a atmosfera terrestre. A Mãe terra estava viva e foi dando vida as suas criações e criaturas.
Então surgiu o homem.
Cada homem carrega uma faísca daquele primeiro fogo, e isso é que lhe dá vida.
O homem só nasce devido a reciclagem do fogo primeiro, que nunca para de se espalhar.

Portanto, em essência, o homem nasce do fogo.

O fogo do homem é controlado, para durar certo tempo, como uma vela que um dia se apaga. Sabendo controlar esse fogo é que determinamos nosso tempo de vida.
A maneira que utilizamos nosso fogo determina tudo na nossa vida. Força, poder e energias canalizadas desse fogo, motivam todos e quaisquers movimentos ou desejos nossos: comer (combustível), respirar (comburente), trabalhar (movimento da máquina), sexo e amor (a reciclagem do primeiro fogo).

O fogo é uma das poucas coisas da natureza que “sobe”, podendo ir até o divino. Ele naturalmente vence a gravidade, pois veio antes dela; deu origem a ela. Nessa hierarquia da natureza, o fogo escapa das leis da gravidade, pois suas leis são superiores a ela, assim como as leis da natureza são superiores as leis humanas.

O FOGO DANADO!!!! Quais são afinal as tuas leis? Te pergunto com todo o meu coração e todo o MEU FOGO DE QUERER SABER!!!

Fogo que enlouquece meus pacientes. Fogo que ilumina meu saber.
Sei que és o mesmo fogo, mas como controlá-lo para não se queimar e, sim se iluminar?

Fogo que cria e destrói. Inicia relacionamentos e nisso gera prazer, e por fim separa e gera dor.

Bem!! Se é essa sua natureza então me rendo a sua sabedoria, suportando e me equilibrando sob suas leis.

Assim como a Fênix que morre e renasce do próprio fogo. Sua dor é tanta que serve como motivo para renascer. Pois a primeira lei é viver...

Ps.: Dos 6 pacientes em surto, 4 já atingiram o estado fênix. Foram ao inferno e agora estão retornando a luz, recuperado aos poucos a sua lucidez!! FOGO CONTRA FOGO!!! 

Meditação: A Páscoa (renascimento de Jesus Cristo) & Fênix!!
O significado do "ovo de páscoa" e o "ovo da fênix".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Energia Ígnea (1a parte)

Energia Ígnea: Um Comentário Científico

20 de abril de 2011, às 01:35hs.

Meu sono não vem, pois me sinto com certa obrigação a relatar algumas situações e levantar questões que para mim são de muita importância e de certa forma, objeto de estudo.

Fazendo uma retrospectiva dos últimos 15 dias, reparei alguns movimentos de relacionamentos interpessoais muito peculiares, de grande intensidade, com repercussão na saúde mental, sexual, amorosa, possivelmente com estatística significativa, conseqüentemente podendo servir de objeto de estudo cientifico.

A primeira impressão ou aos olhos céticos viciados, pode parecer uma bobagem ou uma simples coincidência, mas na minha situação, hoje foi pessoalmente determinante, pois mexeu realmente nos meus brios, lançando um desafio profissional, onde sei que não posso errar, pois sou médico psiquiatra e me esforço de corpo e alma naquilo que faço.

Vamos aos fatos:
Em aproximadamente 15 dias, 6 pacientes da consultório tiveram piora clínica significativa, podendo-se dizer que entraram em surto.
Sem expor toda minha estatística, afirmo que esse número é muito alto, visto que normalmente os pacientes tendem a melhorar em tratamento. Além disso, essa quantidade de pacientes em piora nunca aconteceu antes ao mesmo tempo.
Afirmo que estão em surto, pois fecham critérios clínicos para internação hospitalar psiquiátrica e estou com trabalho dobrado para mantê-los em suas casas e minimizar seus sofrimentos e riscos.

Dentro do quadro clínico dos surtos, reparei certo padrão de causa dos surtos: todos os pacientes estão passando por desequilíbrio no seu aspecto libidinal, ou seja, algo interferiu na sua sexualidade, causando desequilíbrio a tal ponto que não conseguiram conter sua ansiedade e angustia a ponto de sofrer profundos abalos mentais.
 
Adiante; levanto a arriscada e ampla hipótese de que não foram somente meus pacientes que reagiram a essa força ígnea, pois nesses 15 dias reparei muitos outros movimentos interpessoais nas áreas afetivas e amorosas, que me saltaram aos olhos, e fiquei realmente convencido que “a coisa pegou Fogo”.
Fica bastante difícil relatar ou citar exemplos, mas em resumo parece que as pessoas ficaram mais excitadas sexualmente, e aquelas que encaminharam melhor e satisfizeram esse ímpeto dentro de suas necessidades, saíram-se bem melhor do que aquelas que retraíram seus instintos (cabe citar que 2 pacientes de características ígneas, porém “apagadas” no inicio do tratamento, tiveram melhoras surpreendentes).
Um raciocínio que, também deve ser pesado, é o de que há pouco mais de 1 mês tivemos o carnaval e caso isso acontecesse nesse período eu não estranharia.

Isso me vem a reforçar toda a teoria Freudiana sobre as origens das patologias mentais, o Complexo de Édipo, o inconsciente, as neuroses e as obsessões. Mas me vêm às seguintes perguntas:
Realmente houve uma mudança no padrão libidinal coletivo?
Se houve, como isso influenciaria no cotidiano e padrão mental afetivo dessas pessoas?
A que se deve essa mudança do padrão libidinal?
Questões científicas como: área dessa mudança, número (quantidade) e quais as mudanças (qualidade) que houveram?

Pode-se extrapolar para:
Qual o papel da “natureza” nessa mudança, visto que a libido vem desde os animais mais primitivos até a nossa espécie?
Quais as outras teorias que poderiam ajudar a explicar esse fenômeno?

Eliminar todos os vieses desse possível estudo seria muito difícil, e ainda não entrei em contato com nenhum outro profissional para conversar a respeito desse assunto. Mas deixo essas e todas as outras questões possíveis para serem pensadas. E tenho muito o que trabalhar amanhã.

domingo, 17 de abril de 2011

Inspiração!!

Sei lá o que escrever.
Até to meio chateado.
Essa tal de inspiração às vezes complica a gente.
Ser criativo não é fácil. E quem diz que eu sou?
Sou sim e não sou.
Haaaaaá que saco!!!
O sim e o não de novo!!!
Eles sempre me incomodam, porque no fim das contas tudo é “sim e não”, tá !!Mas e daí!! Então se nem sim nem não então o que? Aí vem a resposta: Não sei. Daí vem o não de novo...

Inspiração!!!!!!!
Inspiração!!!!!!!
Hoje to com problema com essa palavra.
Mas eu desconfio do porquê que não to inspirado. Recebi algumas sugestões dizendo que o blog tava meio “pesado”. Até a minha mãe disse isso.
To nem aí, mas mesmo sem querer que isso influencie, acaba dando uma trancada.

Inspiração
Expiração
Respiração
Inspira
Ex-pira
Ins-pira
Ex-pira
Pira
Piração



Então falo sobre a inspiração.
Essa palavra tem duplo significado, o de “trazer novas idéias” e o de “encher os pulmões de ar”, porque no final das contas é a mesma coisa!

Explico-me:
Estou lendo o livro “Anjos” (Marina A. Grzich), e lá pelas tantas ela conta que fala com um Anjo – “Foi nesse estado meio hipnagógico, meio dormindo, meio acordada, que aconteceu a primeira aparição do Anjo” – e esse Anjo diz “-Para conhecer os Anjos, primeiro precisamos saber quem somos nós mesmos.” e ele, o Anjo, dá várias dicas técnicas para o auto-conhecimento e uma delas é a da respiração lenta, diz o Anjo:
“A única maneira de descobrir quem é você é prestar muita atenção.” – que anjo gênio; e continua “vá espreitar suas emoções, prestando atenção à respiração, ao ar que entra e sai. A respiração é o elo mágico que une o corpo, a mente e o espírito. Procure depois espreitar também seu nível de energia, sua vitalidade...” e o Anjo continua falando lá. Que anjo “gente” boa esse né? Dá até umas dicas.
Tá e daí? Haaaaaaá (teto).


Inspiração é o ato de absorver as coisa (físicas e metafísicas) que estão no “ar”.


(Momento psicótico: Acho que foi o Anjo que me trouxe a inspiração? E o poema? Agora me sinto beeeeeem tranqüilo...)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Psicoliberdade

Psicoliberdade

O que é Psicoliberdade?
O próprio neologismo já traduz toda sua idéia significativa. Mas acrescento:

É adquirir um estado de transcendência sobre qualquer coisa que se sente preso.
É superar as amarras que nos prendem ao mundo e principalmente aos grilhões mentais internos.
É não se prender a conceitos dogmatizados na consciência coletiva e sim criar novos valores próprios de vida de maneira flexível para que eles possam ser constantemente revistos e reciclados.
É trabalhar o auto-conhecimento para ser inteiro e encontrar a própria essência da fagulha divina que carregamos na alma.
É um desvinculo da sensação dos sentidos.
É saltar pra uma nova dimensão da existência.
É superar a “auto-piedade” (Castaneda).
É livrar-se de seu “humano, demasiado humano” (Nietzsche).


“(...)A partir desse estado de angustia, abre-se para o homem, duas alternativas:
fugir para o esquecimento de sua dimensão mais profunda, que é o ser, e retornar ao cotidiano (humano demasiado humano);ou superar a própria angustia, manifestando seu poder de transcendência (o herói - Campbell) sobre o mundo e sobre si mesmo.
O homem quando transcende encontra o estado de Anjo que é o único estado do ser em que é possível atribuir sentido ao ser.
Em estado de Anjo o homem está naturalmente fora de si mesmo, sobre o mundo, em relação direta com o mundo que ele produz e para o qual ele se projeta incessantemente.(...)
(...)É produzir um conhecimento legítimo/autêntico de si mesmo.(...)” Heidegger.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Anjo Caído e sua "estranheza?!"


Estranheza...

O Anjo Caído é um desses cometas que estavam passeando pelo universo e resolveu fazer uma escala aqui pelo planeta terra, mas quando chegou mais perto tentou voltar, mas não dava mais tempo. Tentou arremeter vôo, quando olhou para uma bunda bem gostosa e se desequilibrou de vez e bateu num poste como desenho animado...

Ele é um Anjo, mas não sabe disso e está doente... Mas já está bem melhor...

Nessas viagens astrais, ele vem visitar o divã daqui do consultório para me contar de suas aventuras tragicômicas.

-Estranheza!!! Estranheza!!!
            -Estou pensando em tudo aquilo que é estranho p/ mim e me perguntando porque acho aquilo estranho. Estranheza!!!

            Silêncio

            -A estranheza é como um furúnculo que pulsa, pulsa, até colocar para fora toda aquela podridão “estranha” que estava ali dentro e que agora não é mais estranha e vai embora... – acrescenta o Anjo.
            -Estranheza é o medo de encarar algo que sabemos que está ali dentro e é algo que não gostamos, mas não temos outra opção, se não colocar aquilo para fora...- conclui o Anjo.

            Hoje o AC divagou sobre sua estranheza e a maneira que ele encontrou p/ lidar com ela. Mas a final: O que é estranheza?

            Escrever um blog é estranho;
            Ler é estranho;
            Pensar é estranho;
            Sentir é estranho;
            Amar é estranho.

A própria palavra “estranheza” está carregada do próprio significado o qual não se sabe qual é. Automaticamente causa algo de estranho, desconhecido, nebuloso, escondido e assustador.
A “estranheza” é algo como um problema sem solução, algo que não está encaixando, um paradoxo.

-Bueno!!! O que não tem solução, solucionado está – diz o nego veio.

Sorte tem o Anjo Caído, de ter onde colocar suas estranhezas e seu “pus-mental”. E agora também me considero com mais sorte por ter o blog. (Hahahahaha me aguardem...)

Para o Anjo Caído:
-Estar vivo, é a mais maravilhosa de todas as estranhezas!! O resto é resto.

domingo, 10 de abril de 2011

Genesi

Nasceu o blog!!
Agora tenho espaço para escrever e expor minha idéias, trocar comentarios e conversar com amigos.

Inicialmente não tenho nada planejado. Como um propósito prévio ou objetivo para o blog.

Como a área "psi" faz parte de mim dos pés a cabeça, resolvi dar nome ao blog de PSICOLIBERDADE.


ESTÁ AÍ.
PARA QUEM QUISER VER.
ESTÁ AÍ O BLOG:

PSICOLIBERDADE!!!