terça-feira, 24 de maio de 2011

“A Arte da Vida” & “A Porta para o Infinito”


Sentados ao pé de uma figueira, o mestre e seu discípulo dialogam:
-A vida na terra, na Mãe Terra, é uma arte. – diz o mestre.
-Eu já li isso antes em algum lugar!!! Disso eu entendo...- responde o menino empolgado.
-Claro que sabe! Você sabe que a vida na terra é o mais importante.
 A arte consiste em viver nela, mas não “depender” dela! Ser auto-suficiente é ser totalmente livre, ou seja, não se agarrar em nada para “sobreviver” e sim “viver livre”.
-Fazer contato com a vida é amar? – Intui o pequeno gafanhoto.
-Amar a vida é não depender de nada. Nem da própria vida. Isso é PSICOLIBERDADE!! Quando não se tem nada, é que realmente se tem tudo.- acrescenta o barbudo.
Só existe o agora. O aqui e o agora. Passado, presente e futuro não existem! É uma invenção assim como o relógio e o computador. E cada segundo é importante e uma possibilidade de ir adiante.
Maturando e evoluindo. Vivendo!
-Mas mestre, e eu que sou tão pequeno, como posso ter todo esse amor?
-Olhando para dentro! Você pode ser pequeno, mas você foi feito de uma coisa que é infinita, e é só entrar em contato com essa essência. Mas não se apavore nem se apresse, pois isso exige esforço e prática como tudo. Comesse pelo mais simples, pelos mais próximos, e logo você verá a porta para o infinito...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Parar de errar é o primeiro passo para começar a acertar. Consciência&Amor!!


Na estrada que escolhi para trilhar me propus a ajudar àqueles com quem me encontro no meio do caminho.
Se é muita pretensão a minha, essa de querer ajudar, pelo menos é assim que me convenci.
Nesses encontros e desencontros, com olhos finos e apurados, me reencontrei num lugar infantil/maduro, onde tudo é muito óbvio e claro; sem papas na língua.
E nesse momento me vieram claramente 2 temas:

1) Para começar a acertar, primeiro é necessário parar de errar.
O erro nunca é exclusivamente pessoal, em dois sentidos:
a) Quando “erramos” também podemos estar prejudicando o outro; e mesmo que o único prejudicado sejamos nós mesmos, acabamos prejudicando quem está próximo da gente.
b)O erro é impessoal, ou seja, somo simplesmente reflexo do erro que sempre houve e se repetiu através dos tempos, e no momento ele se propaga através de nós. Sempre houve os mesmos erros. Quando é que vamos deixar de sermos “idiotas errantes”?

2) A consciência do amor.
Consciência&Amor. Esses são os dois caminhos que “não tem erro”, pois eles transcendem o certo/errado. Estão em outra esfera acima das leis e da moral humana. Lá não existe acertar ou errar, existe lucidez e evolução.
Somente com a lucidez na consciência é que deixamos de ser esse veículo involuntário do “erro”. Por acaso alguém gosta de “errar”? Como saber o que é “certo ou errado”?
Com a lucidez, tornamo-nos senhores de si, podendo escolher o que fazer, e independente do que seja feito, será uma atitude com consciência e isso é que transcende o erro.
Escolher o que fazer é que torna aquilo um acerto! Esquecemos que fazemos coisas, repetidamente, sem ter realmente uma clareza de porque fazemos aquilo, e repetimos, repetimos, como ratinhos de laboratório. Isso é que é “errar”.
Quando adquirimos lucidez de consciência, “abrimos os olhos” e agimos pela própria vontade.

O próximo passo é ir em direção ao “Amor ao Próximo”, e só aí estaremos na direção do acerto.
É difícil falar sobre isso, pois essa expressão já está tão carregada de outros sentidos, religiosos, sexuais, homossexuais, egoístas, chavões; além disso as pessoas evitam conversar sobre assuntos ditos “tabus” como sexo, morte, inclusive amor – sem segundos interesses ou preconceitos, de maneira impessoal e natural. Ainda são crianças mimadas e acham que o mundo ainda é somente delas. Sinto-me um privilegiado quanto a isso: poder falar naturalmente com as pessoas daquilo que realmente importa.
Desprover essas palavras de qualquer e todos os outros sentidos anteriores e simplesmente enxergar o que isso quer dizer e somente isso, é muito difícil, mas não encontro outra expressão realmente. Talvez eu pudesse falar de altruísmo, amizade, força, capacidade, cura, saúde, cumplicidade, evolução, inteligência, sabedoria ou até mesmo magia, mas poucos entenderiam por esses termos; então mesmo carregada de estigmas eu ainda aposto, com todas as minhas forças nessa expressão; e lhes garanto: ela não tem erro: “Amor ao Próximo” .

Por quê vos digo isso?

Justifico-me baseado nas experiências de consultório. Todos os dias venho com todo o prazer, depois de minhas meditações, ajudar as pessoas a se libertarem de suas amarras internas que estão lhes causando sofrimento.
Muitas delas com problemas no trabalho, na família, no relacionamento, perdas, doenças, drogas, e não vai muito além disso. Depois de investigar bem todos os pormenores de como o sofrimento se instalou naquela alma, não tenho como fugir dessa conclusão. Excesso de raiva, obstinação, repetir o mesmo erro, dores no corpo...
Faltou amor em algum ponto da história: amor próprio, perdão, amor desinteressado, AMOR; faltou... E é por aí o caminho da cura, já testado e comprovado por mim. E amar não é dar o peixe, é ensinar a pescar (amar não é somente dar amor, é ensinar a amar).
Chamo isso de AMOR CLÍNICO!!

Como? Muito simples!!

Quando acordo pela manhã, abro a janela, inspiro profundamente, abro os braços, exponho o peito pra fora e GRITO BEM ALTO EM PENSAMENTO: - EEEUUUU AAAAAAMMMMMOOOOOOOOOOOOOO!!!!! AMO AMO AMO!!! AAAAMMOOOOOO!!!!!
Daí começa a faltar o ar, de tanto amor, e expiro todo o amor pra fora, devolvendo o amor recebido e vou para o trabalho...

Não é fácil, mas é simples assim!!


Obs: Acho que hoje me inspirei no amor porque é o dia do aniversário da minha mãe.
Mãe! Te dou esse texto de presente.
Te amo!!!

DALE COLORADOOOOO!!!!

Quebrando o silêncio...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O SILÊNCIO!

O silêncio.

-Cultivar o silêncio!!! – diz o mestre.
-Só com o silêncio conseguimos ouvir o que realmente está sendo dito.
Pois na verdade não existe silêncio! Sempre existe a voz, o Verbo! Ele sempre está falando e ensinando, orientando, avisando e na maioria das vezes rindo.
- Como assim “ele”? - interroga o menino.
- O Verbo!!! Aquele da bíblia: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)”.
O Verbo é a ordem de todas as coisas, ele fala e acontece. É simples!! E só acontece se Ele fala!! Ou seja, o Verbo vem antes de tudo e todos, é a lei maior, por isso nossa melhor saída é tentar ouvi-lo.
A natureza é o próprio verbo em ação! É só observar e ouvir através dela. O homem é tão idiota que se distanciou tanto do silêncio que se esqueceu como se deve ouvir, mas sua burrice ainda permite ouvir através da natureza. Lamentavelmente ainda existe os que não ouvem e não vêem, aí fica beeem difícil.
-Escute!! Escute!! Escute!!! – então uma rufada de vento assalta o moleque, pegando-o desprevenido enquanto ele admirava, hipnotizado, as palavras do mestre barbudo. O menino chega a cambalear, tamanho sacolejo toma do vento.
-Ouviu? Ouviu? – Pergunta o mestre, curioso como uma criança.
-Hããããã?!? – Se recompõe o menino do tremendo susto.
-HahaHahaH!!! HeheHeheHe!!! HihiHihi... – E o mestre se regozija de tanta alegria. Coloca a mão sobre o ombro do menino.
-Você já aprendeu, é só recordar!! – conclui o mestre beeem feliz.
Indicando a direção, continuam caminhando em silêncio...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A PAIXÃO E O FEIJÃO



"A semente é como a paixão:

A gente planta

E cresce que nem feijão!!"



Obs: Parece que  os brotinhos de feijão estão de braços abertos e que é uma festa!! Heheeee!! Abraço a todos.

sábado, 7 de maio de 2011

PENSENE: pensamento, sentimento e energia!

Uma nova palavra (neologismo) surge para abrilhantar o meio científico da área psi. Termo já consagrado na Conscienciologia, cunhado por Waldo Vieira e aqui coloco meu parecer: PENSENE!!!

PENSAMENTO, SENTIMENTO E ENERGIA são palavras de um vocabulário nobre e abstrato. Como instrumentos indispensáveis de muitos artistas, músicos, poetas e escritores; são ferramentas de trabalhadores árduos na construção de significados, aprimorando e lapidando a evolução do conhecimento humano. Mas a final: O que as palavras - pensamento, sentimento e energia - têm a ver uma com a outra? Como juntá-las?

As 3 são bem diferentes:

Pensamento: qualquer objeto da esfera mental. Um dos atributos da consciência humana. Tecnicamente é avaliado em termos de tipo (mágico ou lógico), curso (encadeado, agregado, desagregado, etc) e conteúdo (idéias).

Sentimento: Sensação do corpo físico, que advém dos 5 sentidos (gosto, sabor, cheiro, toque; o que se vê e o que se escuta) e sua interpretação pela máquina humana. Ferramenta do corpo físico orgânico para avaliar tudo o que está “dentro e fora” (da pele pra dentro e da pele pra fora).

Energia: intensidade, quantidade e qualidade de luz (lucidez), força e poder. Aquilo que faz mover. Fogo!!!
  
Pensamento e sentimento já são bem próximos e facilmente conseguimos enxergá-los interagindo juntos. Mas a energia transforma todo o contexto e aprofunda ainda mais os outros dois, dando um toque científico (da física) trazendo quantidade e qualidade à eles, facilitando a psicometria (medição mental, leitura mental, avaliação).

Oscar Pistorius ganha medalha de ouro nas Paraolimpíadas
Além disso, formam uma tríade, ou um triangulo, onde todos os 3 se inter-relacionam e criam uma nova “forma”, dão origem a uma “outra coisa”, ao PENSENE.
É como uma receita: você mistura arroz, água, sal e esquenta e logo aquilo ganha outro cheiro, outro sabor e novas qualidades.

Apresento-lhes recém saído do forno, um novo pensamento, um novo sentimento e uma nova energia: o
PENSENE.


Qual a importância do PENSENE? Os 3 vértices estão “dentro e fora”, como se projetasse externamente e retornasse para trazer e informar a “percepção”. Um movimento de ioiô constante de troca de informação com o meio externo e interno.
Devem estar equilibrados e harmônicos, pois se um dos vértices estiver com problema, compromete a estrutura e deforma o trígono. PENSENE é tanto para dentro e para fora, ou seja: para fora serve como uma maneira de avaliar e modificar o meio externo incluindo as outras pessoas (como está o PENSENE de determinado local ou determinada pessoa?) e para dentro serve como uma auto avaliação crítica e terapêutica, pois sempre devemos manter os 3 equilibrados.




Equilíbrio pensênico interno: Pensar e sentir com vontade!! De que adianta pensar e sentir sem ter vontade (apatia)? Ou sentir e ter vontade, mas não saber do que (ansiedade)? Ou querer devorar um prato de comida mas não sentir o gosto (voracidade)?

Equilíbrio pensênico externo: Avaliar o local em que se encontra para entrar em harmonia com ele, seja se adaptando ou desfrutando, agindo de forma ativa ou passiva. Interagir com o meio de forma adequada e prazerosa.

Caixa de texto: A escola Samkhya do Yôga propõe que o Universo é composto de duas realidades imutáveis, chamadas Purusha e Prakriti. Purusha é considerado o centro da consciência, a verdadeira identidade de todo ser vivo, enquanto que Prakrti é a fonte de toda a existência material.O PENSENE é um instrumento de captação e de ação, servindo tanto para “ler” (de forma passiva) como para “fazer” (de forma ativa). Algumas técnicas práticas corporais e mentais, como o Yôga, servem para exercitar o PENSENE equilibrando a mente o corpo e espírito, percebendo e interagindo melhor comsigo e com o meio onde vive.

Não podemos deixar de relembrar essa nova visão da Conscienciologia, confirmada pela física quântica, que “o nosso pensamento é que cria a realidade interna e externa”. Acrescentando sentimento e energia nessa criação, aí sim, realmente estaremos fazendo a diferença!!

Aplique o PENSENE a “qualquer coisa” em termos de pensamento, sentimento e energia e verifique o resultado! Isso irá fazer você viver mais intensamente o aqui e o agora, com mais lucidez, chegando mais próximo e modificando a realidade!!