sábado, 7 de maio de 2011

PENSENE: pensamento, sentimento e energia!

Uma nova palavra (neologismo) surge para abrilhantar o meio científico da área psi. Termo já consagrado na Conscienciologia, cunhado por Waldo Vieira e aqui coloco meu parecer: PENSENE!!!

PENSAMENTO, SENTIMENTO E ENERGIA são palavras de um vocabulário nobre e abstrato. Como instrumentos indispensáveis de muitos artistas, músicos, poetas e escritores; são ferramentas de trabalhadores árduos na construção de significados, aprimorando e lapidando a evolução do conhecimento humano. Mas a final: O que as palavras - pensamento, sentimento e energia - têm a ver uma com a outra? Como juntá-las?

As 3 são bem diferentes:

Pensamento: qualquer objeto da esfera mental. Um dos atributos da consciência humana. Tecnicamente é avaliado em termos de tipo (mágico ou lógico), curso (encadeado, agregado, desagregado, etc) e conteúdo (idéias).

Sentimento: Sensação do corpo físico, que advém dos 5 sentidos (gosto, sabor, cheiro, toque; o que se vê e o que se escuta) e sua interpretação pela máquina humana. Ferramenta do corpo físico orgânico para avaliar tudo o que está “dentro e fora” (da pele pra dentro e da pele pra fora).

Energia: intensidade, quantidade e qualidade de luz (lucidez), força e poder. Aquilo que faz mover. Fogo!!!
  
Pensamento e sentimento já são bem próximos e facilmente conseguimos enxergá-los interagindo juntos. Mas a energia transforma todo o contexto e aprofunda ainda mais os outros dois, dando um toque científico (da física) trazendo quantidade e qualidade à eles, facilitando a psicometria (medição mental, leitura mental, avaliação).

Oscar Pistorius ganha medalha de ouro nas Paraolimpíadas
Além disso, formam uma tríade, ou um triangulo, onde todos os 3 se inter-relacionam e criam uma nova “forma”, dão origem a uma “outra coisa”, ao PENSENE.
É como uma receita: você mistura arroz, água, sal e esquenta e logo aquilo ganha outro cheiro, outro sabor e novas qualidades.

Apresento-lhes recém saído do forno, um novo pensamento, um novo sentimento e uma nova energia: o
PENSENE.


Qual a importância do PENSENE? Os 3 vértices estão “dentro e fora”, como se projetasse externamente e retornasse para trazer e informar a “percepção”. Um movimento de ioiô constante de troca de informação com o meio externo e interno.
Devem estar equilibrados e harmônicos, pois se um dos vértices estiver com problema, compromete a estrutura e deforma o trígono. PENSENE é tanto para dentro e para fora, ou seja: para fora serve como uma maneira de avaliar e modificar o meio externo incluindo as outras pessoas (como está o PENSENE de determinado local ou determinada pessoa?) e para dentro serve como uma auto avaliação crítica e terapêutica, pois sempre devemos manter os 3 equilibrados.




Equilíbrio pensênico interno: Pensar e sentir com vontade!! De que adianta pensar e sentir sem ter vontade (apatia)? Ou sentir e ter vontade, mas não saber do que (ansiedade)? Ou querer devorar um prato de comida mas não sentir o gosto (voracidade)?

Equilíbrio pensênico externo: Avaliar o local em que se encontra para entrar em harmonia com ele, seja se adaptando ou desfrutando, agindo de forma ativa ou passiva. Interagir com o meio de forma adequada e prazerosa.

Caixa de texto: A escola Samkhya do Yôga propõe que o Universo é composto de duas realidades imutáveis, chamadas Purusha e Prakriti. Purusha é considerado o centro da consciência, a verdadeira identidade de todo ser vivo, enquanto que Prakrti é a fonte de toda a existência material.O PENSENE é um instrumento de captação e de ação, servindo tanto para “ler” (de forma passiva) como para “fazer” (de forma ativa). Algumas técnicas práticas corporais e mentais, como o Yôga, servem para exercitar o PENSENE equilibrando a mente o corpo e espírito, percebendo e interagindo melhor comsigo e com o meio onde vive.

Não podemos deixar de relembrar essa nova visão da Conscienciologia, confirmada pela física quântica, que “o nosso pensamento é que cria a realidade interna e externa”. Acrescentando sentimento e energia nessa criação, aí sim, realmente estaremos fazendo a diferença!!

Aplique o PENSENE a “qualquer coisa” em termos de pensamento, sentimento e energia e verifique o resultado! Isso irá fazer você viver mais intensamente o aqui e o agora, com mais lucidez, chegando mais próximo e modificando a realidade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário